Blog sobre SEO

Blog de SEO

Nuvenus Chovendus

terça-feira, 7 de julho de 2009

[Importância da Interatividade do Site]

Bom dia meus amigos, sem delongas vamos partir para mais um tema, e hoje vou abordar sobre a Importância de ter um site com Interatividade.

Interatividade do Site


Alguns anos atrás o objetivo dos primeiros sites lançados eram apenas apresentar informações. A única interação que você tinha era a leitura que fazia enquanto estava no site. Nos dias de hoje a leitura é ainda muito importante, pois, os usuários procuram por sites para saber um pouco mais sobre certo produto, ou tal serviço ou até mesmo por mais detalhes sobre uma notícia que escutou na TV. Entretanto, existem muito mais coisas nos sites de hoje em dia do que apenas um emaranhado de texto.

Vivemos agora a era da INTERATIVIDADE. A maioria dos usuários gostam e querem interagir com os sites que visitam e essa interação pode se dar por exemplo de uma forma de pesquisa, da possibilidade de inserir comentários em um blog, de baixar um arquivo ou mesmo jogar um game relacionado com o conteúdo ou tema do site. Independente do tipo de initeração, os usuários desejam encontrar essa interatividade e os crawlers dos motores de busca procuram por ela.

A interatividade é essencial para se conseguir um ranking mais alto nos motores de busca. É claro que podemos conseguir essa posição mais alta sem a interação, mas não vai acontecer com a mesma rapidez, e provavelmente a posição do site sem interatividade ainda será menor do que os sites que a tem.

Por que a interação é tão importante? É simples. Se você for capaz de influenciar um usuário a interagir com o seu site, você terá uma maior conversão de objetivo. Essas conversões de objetivos são a realização de algum tipo de atividade elaborada para se obter maiores informações sobre o seu usuário. Uma conversão de objetivo pode ser tão simples de alcançar como quanto convencer um usuário assinar uma lista de informações, ou algo mais específico, como por exemplo fazer uma compra.

Independente de qual conversão você está buscando, a maneira de conseguir é através da interatividade. E quanto maior for essa interatividade com seu usuário, maior é a chance desse usuário acessar a página de conversão de objetivo que você estará monitorando.

Receber essa conversão de objetivo é propósito da maioria dos sites. Por exemplo o Portal de Indústrias Pólo Industrial, o objetivo deste portal é que o usuário encontre seu produto, serviço ou marca industrial em seguida acesse a página do objetivo de conversão "Orçamento Online", preencha os campos e dispare um orçamento para cada empresa Patrocinadora do portal gerando assim uma interatividade não só com o portal em si mas com as empresas patrocinadoras que entrarão em contato para resolver a sua cotação online. O Portal obtendo essa interação e o usuário obtendo o resultado dessa cotação a probabilidade desse usuário voltar a meu portal e fazer novas cotações em outros seguimentos será muito grande.

Todos esses são importantes aspectos dos padrões de tráfego do seu site. E os motores de busca estão em busca dessa interatividade para julgar o valor do seu site para os usuários. Esses usuários consultam os motores de busca para obterem ajuda para encontrar algo específico.

Da mesma maneira que o ranking do seu site mais alto é um ponto importante, para o motor de busca é importante fornecer as informações que o usuário está procurando cada vez com mais exatidão permitindo com que você encontre o que procura entre a primeira e segunda página. Satisfazer os usuários é o meio que estas empresas ganham dinheiro. Uma outra maneira é a forma de investimento com dinheiro que anunciantes pagam para ter suas páginas colocadas no alto dos resultados de busca ou ter seus anúncios mostrados de acordo com as palavras-chave digitada pelo usuário.

A SEO Orgânica certamente não é fácil de se atingir. Uma forma de atingi-la é ter um sólido Plano de SEO, que delineie a sua posição atual e o que precisa ser adicionado ao projeto ou conteúdo do seu site para torna-lo mais visível aos usuários. Também tenha em mente que é preciso bastante tempo e esforço para se criar e implementar o Plano de SEO correto. No entanto se você utilizar este plano como guia, até mesmo para SEO Orgânica, você se manterá focado e, no fim, irá conseguir o posicionamento desejado nos rankings dos motores de busca.

Legal, hoje vou ficando por aqui espero que este estudo esteja abrindo sua mente como está abrindo a minha e desejo sempre muito sucesso a todos.

Forte Abraço.

0 comentários:


share/bookmark