Blog sobre SEO

Blog de SEO

Nuvenus Chovendus

terça-feira, 21 de julho de 2009

[Estratégias de SEO - Links Quebrados Popularidade do Site]

Bom dia pessoal, hoje dando continuidade ao estudo de Estratégias de SEO irei abordar o tema Links Quebrados, Popularidade do site e outros critérios a se considerar.

Links


O valor dos links está na relação que este link tem com o conteúdo da página e esses links precisam ser ativos e que levem o usuário a uma página real. Links que aprecem quebrados pode baixar seu posicionamento no ranking do motor de busca, que, no caso, podemos resolver facilmente com .htacces como por exemplo o que fiz para o portal Pólo Industrial:

No arquivo .htacces coloquei:

ErrorDocument 404 http://www.poloindustrial.com.br/pagina404.html

Isso retorna uma mensagem para o usuário de que o link que ele tentou acessar não existe mais e aguardando 4 segundos o arquivo redireciona para home do portal - veja aqui

Um segundo exemplo é para o site que desenvolvi de Móveis para Escritórios - Móveis Visual
Neste caso eu fiz o redirecionamento para a página de produtos do cliente - veja aqui

Os links sempre tiveram uma grande importância no modo como os sites são posicionados no ranking, e algumas pessoas percebendo isso deram início a um desenfreado abuso em relação a quantidade de links colocados em uma página e não faz muito tempo isso, mais ou menos quando o Google se tornou um grande nome no mercado.

Esse abuso de links estava dando início ao que chamamos hoje de SEO Black-Hat com suas "Fazendas de Links", que são sites com as páginas cheias de links. Claro que não demorou muito tempo para os admins dos motores de busca perceberem essas técnicas ilegais de otimização e, então, modificaram os critérios de seus algoritmos tornando as fazendas de links bem ineficazes, mas não deixe de confiar em links pois eles são muito importantes para o seu site pois mostram uma interatividade com a comunidade (outros sites), o que implica a legitimidade do seu site. Os links não são o único, nem mesmo o mais importante, critério para elaboração dos rankings, mas mesmo assim são importantes.

Popularidade


Antes mesmo de criar o seu site, é bom ter em mente em mais uma consideração que é a popularidade. Os critérios incluídos em muitos motores é relativo a quantidade de cliques que o seu link recebe quando ele aparece na busca feita por um usuário nos motores de busca. quanto mais o seu site for visitado a partir dos resultados de busca, mais alto será o seu posicionamento, não esquecendo que neste caso você pode encontrar um termo chamado Bounce ou Bounce Rate, que podem ter 2 interpretações. A mais natural que encontramos é que Bouce significa o usuário que entra em seu site atrávez de um resultado de busca e no mesmo instante clica no botão voltar do navegador retornando a página de resultados de busca. Mas existe também a interpretação que Bouce Rate são os usuários que entram em seu site e sai do mesmo sem visitar nenhuma outra página de seu site.
Então leve em consideração trabalhar a popularidade do site antes mesmo de criá-lo. Desperte o interesse das pessoas com propagandas, informativos, tutoriais ou até mesmo as famosas newsletters ou mail marketing. Depois que seu site for ao ar duplique esses esforços.
Esse mistério de posicionamento não é fácil, você otimiza seu site para os motores com objetivo de aumentar sua popularidade, as sua posição pode ser definida pela popularidade do seu site.
Não há uma fórmula mágica que lhe ajude a resolver essa charada. Tempo e Esforço consiste para atrair visitantes ao seu site.

Outros critérios a considerar


Outro elemento importante que devemos considerar é o texto no corpo do site que será examinado pelo crawler que o indexar. Neste texto deverá conter palavras-chave suficiente para obter atenção do crawler, mas não tanto como se estivesse "estufando" com essas palavras.

Tags alternativas para figuras também são importantes pois mostram uma breve descrição sobre o que é a figura ou gráfico de um site que não esteja sendo exibido corretamente. Essas tags são chamadas de Tags alt e Tags title. Essas tags são bons lugares para se colocar palavras-chaves com coerência.

Bom amigos mais uma etapa do estudo finalizada, para o próximo post iremos entrar no estudo para entender a otimização de sites, um pouco sobre Hosting e dicas de Domínio.
Um forte abraço e até o próximo post.

0 comentários:


share/bookmark