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Nuvenus Chovendus

quinta-feira, 25 de junho de 2009

[Plano de SEO - Finalização e Acompanhamento]

Bom dia meus caros, hoje vamos falar um pouco mais sobre os Planos de SEO. Já estamos na reta final deste tema segure as pontas mais um pouco só ok.

Finalizando seu Plano de SEO

Assim que você terminar sua avaliação do site, dedique-se em ter uma boa idéia das áreas que precisam ser melhor trabalhadas e quais já estão bem, não esquecendo que as áreas que você considera "bem" nem sempre estarão com o trabalho perfeito. Quando as páginas forem modificadas, o seu trabalho de SEO também se modifica. Essas modificações podem muitas vezes demandar com o recomeço de todo o trabalho de SEO, isso mesmo em outras palavras começar do zero.

Junte com mais tempo todas as informações que recebeu formando um quadro coerente de todos os seus esforços que você deverá realizar, lembrando que o seu Plano de SEO é uma representação do que você tem e do que não tem. Essa documentação que foi criada você usa para unir todas as considerações: estado atual, trabalho de marketing, gastos de capital, prazos, etc...

Este documento precisa se parecer com qualquer outro documento ou plano criado, por exemplo um plano empresarial. Temos que ter neste documento informações de background, informações de marketing, planos para o crescimento dos negócios e planos para o gerenciamento de possíveis problemas que possam surgir.

O plano de SEO é bem parecido, teremos o status atual, objetivos que pretendemos atingir mais o trabalho de marketing para cada página ou até mesmo para todo o site. Teremos até os gastos de capital em que planeja incorrer à medida que implementa seu Plano de SEO.

Inclua também as estratégias que planeja usar. Essas estratégias pode ser tarefas como : submeter o seu site ou páginas manualmente para os catálogos e planejar o conteúdo que vai usar para atrair os Crawlers, ou então, podem ser os planos de marketing ou pay-per-click que você pretende usar. Uma outra coisa importante é certificar que seu Plano de SEO tenha uma linha do tempo indicando todos os prazos para os testes e implementações dessas tarefas, bem como para acompanhamentos posteriores regulares.

Acompanhamento posterior

O acompanhamento posterior é uma das partes essenciais de seu Plano de SEO. Muitas pessoas implementam, desenvolvem um Plano de SEO e simplesmente depois o abandonam. Eu creio que é nesta parte que está a diferença entre muitos profissionais desta área e é a idéia que levo comigo, pois muitos já me questionaram: "Mas Glaucio você está ensinando seus concorrentes? Sim, respondo eu com outra pergunta, pois, quantos deles terá paciência, dedicação, tempo, coerência, organização, disciplina e acima de tudo respeito e ética pelo trabalho que está em suas mãos?. Não estou dizendo que os profissionais não tem todas as citações que fiz, mas já vi e presenciei cada história que envergonharia qualquer um, você também já deve ter visto algum caso com certeza.
A SEO não é um evento que se realiza uma vez e pronto, "opa legal, embolcei a grana, um abraço". É um processo contínuo que vai requerer testes, monitoração e, freqüentemente, reelaboração. Portanto amigo, se você tem uma enorme carga de trabalho em sua empresa, dificilmente terá um trabalho de SEO 100% completo e competitivo, mas não é impossível ter bons resultados.

Um acompanhamento posterior trimestral é uma boa para seu projeto. Existem empresas que reavaliam e acompanham seus Planos de SEO 2 vezes por ano, mas, para maior eficiência, executar esse acompanhamento trimestralmente é bem melhor. Uma outra dica importante é que não devemos iniciar o acompanhamento muito cedo, pois não é produtivo, em muitos casos levam pelo menos três meses para se obter um quadro claro de sucesso que o seu trabalho está tendo. Acompanhar seu projeto antes desse prazo pode levar você correr atrás de um objeto de SEO que na verdade não existe ou até trocar um objeto que iria dar certo, ou seja, afastar você de uma estratégia bem-sucedida.

Dê a seu plano pelo menos três meses, mas não mais que seis, entre as reavaliações. Quando você cria o hábito de reavaliar seu trabalho de SEO conforme um agendamento preciso, o processo irá consumir muito menos tempo do que você imagina.

É isso pessoal, finalizamos a parte de Planejamento, Estratégias e Objetivos, para o próximo post pretendo dar a idéia de entendimento para a SEO Orgânica.

Um forte abraço a todos e sucesso.

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