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Nuvenus Chovendus

quarta-feira, 17 de junho de 2009

[Plano de SEO - Avaliação do Site]

Criando o seu Plano de SEO


Estando com seu objetivo em mente, ou seu conjunto de objetivos, para seu site é hora de criar o seu plano de SEO. O Plano de SEO é o documento que você vai usar para se guiar, enquanto vai implementando as estratégias de SEO em seu site.
Para muitos, implementar estratégias de SEO em um enorme site com muitas páginas pode ser assustadora, mas não é e nem precisa ser assim.

Vamos Estabelecer a Prioridade das Páginas

Vamos considerar a SEO em pequenos pedaços em vez de olhar para seu site em modo geral, observe cada página separadamente. Estabeleça prioridade para suas páginas, e então, planeje a sua SEO levando sempre em conta a prioridade relativa de cada página. Quando levamos em consideração uma página por vez, eliminamos o problema de pensar que tudo deve acontecer naquele exato momento, e possibilita que você crie um plano de SEO que maximize o potencial do seu site no menos espaço de tempo possível.
As páginas principais que tenham as prioridades mais altas deve ser aquelas que o seu usuário vai encontrar naturalmente, por exemplo, a Home Page ou Página Inicial, ou as páginas que geram o maior número de tráfego e de receitas. Quando você definir a prioridade das páginas, você estará criando um mapa de marketing para seus esforços. Digamos que 3 páginas do seu site foram definidas como prioridades, estas 3 páginas irão receber a maior parte do tempo, capital e esforço no que diz respeito à SEO e marketing.

Avaliação do Site

Bom após ter definido as prioridades no seu site, avalie agora onde está e para onde vai direcionar seus esforços de SEO. Novamente, avalie cada página individualmente em vez do site como um todo. Na SEO, as páginas individuais são tão importantes (se não mais importantes) do que o site inteiro. Os esforços terão por objetivo posicionar uma página acima de todas as outras no ranking dos buscadores e a definição de qual página é a mais importante vai depender das suas necessidades empresariais.

A sua avaliação de SEO deverá ser um documento que delineie o status dos principais elementos de SEO de cada página. Deverá conter colunas para o elemento do site que você está avaliando, status atual desse elemento, o que precisa ser melhorado e o prazo para concretizar a melhoria. É útil também ter uma caixa de verificação ao lado de cada item que possa ser marcada quando a melhoria for alcançada, e uma coluna de acompanhamento futuro, porque o processo da SEO é contínuo.

Veja abaixo os elementos que devem ser considerados durante a sua avaliação:

  • Tags do site / página: as meta tags incluídas no código do seu site são essenciais para se ter o site listado corretamente em um motor de busca. As principais tags que você deverá prestar atenção são as de Título (title) e Descrição (description) pois são as mais importantes para os mecanismos de busca;
  • Conteúdo da página: verifique se o seu conteúdo é recente, relevante, com que frequência é atualizado, quanto conteúdo há no site e se o seu conteúdo é importante no que diz respeito aos resultados de busca. A maioria das pessoas estão procurando por um determinado conteúdo. Uma exceção ocorre quando o seu conteúdo é bastante rico, por natureza, mas não muito dinâmico. Devido à utilidade do conteúdo, seu site continuará ter um bom posicionamento, mas isso é difícil de determinar, o ideal é ter o conteúdo sempre atualizado;
  • Links do site: este elemento é essencial na SEO. Os Crawlers e Spiders procuram links que chegam e saem do seu site com o objetivo de vasculhar todo o site coletando dados sobre cada URL. Mas entretanto, verificam também se os links encontrados estão dentro do contexto, o que significa que o link precisa vir de ou levar a um site que seja relevante para página que está sendo indexada. Links quebrados são um grande problema em relação a posicionamento nos rankings, portanto, certifique-se de que seus links estejam sempre funcionando durante esse processo de avalização;
  • Mapa do site: o mapa do site ajudará o seu site ser catalogado de forma mais precisa, não estamos abordando aquele mapa do site que os usuários utilizam como navegação rápida dentro do seu site, (apesar de ser importante também) mas estou falando do mapa daquele documento XML que fica no diretório-raiz do seu HTML, que contém informações como URL, data da última atualização, relevância para as demais páginas, e assim por diante) sobre cada uma das páginas do seu site. Usar esse XML irá lhe ajudar garantir que até as páginas mais escondidas dentro de seu site sejam indexadas pelos motores de busca. Se você ainda não tem um mapa de site, você deverá criar um. Se tiver, certifique-se que está atualizado e correto. Mais a diante irei abordar melhor o contexto SITEMAPS ok.

Vou finalizando este post e pretendo mostrar uma Planilha de Plano para SEO e uma Planilha com uma Lista de Verificações para SEO.
Novamente agradeço a todos usuários que estão acompanhando este blog e desejo a todos sucesso e ótimos negócios.

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