Blog sobre SEO

Blog de SEO

Nuvenus Chovendus

segunda-feira, 1 de junho de 2009

[Como funciona os Motores de Busca]

A SEO (Search Engine Optimization) ou otimização dos mecanismos de busca tem seu conceito bastante amplo e pode ser complexo demais para assimilar tudo de uma só vez. Existem vários detalhes a ser tratado para a otimização de motor de busca (conhecido também como buscador ou mecanismos de busca) desde o modo como esses mecanismos funcionam (e muitos funcionam de forma um pouco diferente) até a elaboração de sua web page. Existem muitos elementos para serem discutidos e abordados, poderíamos gastar mais tempo desvendando os mistérios do que estamos disposto a investir para se obter a SEO que está em mente. Mas esta otimização para os mecanismos de busca não precisa ser tão difícil ou com o elevado custo a ponto de não conseguirmos realizá-lo basta entender como ela é e como funciona.

Vou tentar abordar agora sobre o que são os mecanismos de busca e como é a funcionalidade deles e como surgiram.

Bom, quando precisamos encontrar algo na internet qual é a nossa primeira reação? Nos tempos de hoje, nos dirigimos a um dos principais mecanismos de busca do mercado, digitamos ou consultamos uma expressão, termo ou palavra chave (também conhecido como keyword) e então acessamos os resultados que fora trazidos na tela, mas a internet nem sempre foi como nós utilizamos hoje, na verdade antigamente tínhamos apenas um conjunto de sites FTP (File Transfer Protocol ou "Protocolo de Transferência de Arquivos") que acessávamos para baixar ou enviar arquivos. Nesta época, o processo inteiro na prática, era uma maneira difícil de se encontrar um arquivo específico, mas haviam atalhos, se você conhecesse as pessoas certas (risos). E assim em 1990, um estudante de Montreal da McGill University decidiu que precisava de uma forma mais fácil para executar esse processo foi então que Alan Emtage fez a brilhante criação da primeira ferramenta de busca que foi usada na internet que chamava-se Archie, reunindo um índice de aquivos da internet.

Archie não era um motor de busca como os que temos hoje no mercado, mas era muito eficaz na época trazendo uma enorme felicidade a muitos usuários. Archie basicamente baixava listas de diretórios referentes a todos os arquivos em sites de FTP anônimo em uma determinada rede de computadores e estas listagens eram incluídas a um banco de dados no qual podíamos consultar. Na época ele deu conta do recado, mas a capacidade de listagem do Archie não se compara com os mecanismos que temos atualmente no mercado.

Em 1991, mais um estudante desta vez da Universidade de Minesota chamado Mark McCahill percebeu que se era possível procurar arquivos na internet, então poderia criar buscas de referências nos arquivos, foi então que surgiu o Gopher. Este programa indexava documentos em formatos texto distribuindo na internet pública. Vendo a necessidade de encontrar referências dentro dos índices que o Gopher criava os criadores do Archie executam a fusão entre os dois programas surgindo então Veronica (Vary Easy Rodent-Oriented Net-wide Index to Computerized Archives, ou "Índice Bastante Fácil para Arquivos Computadorizados em Rede") e Jughead (Jonzy´s Universal Gopher Hierarchy Excavation and Display, ou Escavação e Exibição Universal da Hierarquia do Gopher por Jonzy') que procuravam arquivos armazenados no Gopher Index System ("Sistema de Índice do Gopher"). Os programas funcionavam dando permissão aos usuários procurassem por palavras-chave ou keywords nas informações indexadas.

Depois disso os programas de busca começaram a surgir com um certo amadurecimento e o primeiro buscador real, na qual conhecemos hoje, só apareceu por volta de 1993 que foi desenvolvido por Matthew Gray e o buscador chamava-se Wandex que foi o primeiro a fazer a indexação e busca no índice de páginas web. Esta tecnologia foi revolucionária e serviu de base para todos os crawlers de busca.

Abaixo uma lista de buscadores criados de 1993 a 1998:

  • Excite - 1993
  • Yahoo! - 1994
  • Web Crawler - 1994
  • Lycos - 1994
  • Infoseek - 1995
  • Alta Vista - 1995
  • Inktomi - 1996
  • Ask Jeeves - 1997
  • Google - 1997
  • MSN Search - 1998

Os programas atuais do mercado são sofisticados e é difícil acreditármos que este conceito tem um pouco mais de 15 anos, considerando o poder que eles tem hoje em dia.

Conheça o marketing share dos 3 principais buscadores do mercado até o momento em 2009, segundo o gráfico da compete.com:

  1. Google - 72,4%
  2. Yahoo! - 17,8%
  3. MSN Search - 6,3%

Já temos o conceito básico de motor de busca, então O que é um Motor de Busca?

No "backstage" ou "back end" o motor de busca é um programa ou software que usa aplicativos que coleta informações sobre as páginas web. Essa coleta geralmente são palavras-chave ou expressões que estão no conteúdo da página da web como um todo. URL da página, links de entrada e saída, links internos e externos tudo ficam indexados a um grande banco de dados.

Já no "front end" encontramos a interface onde digitamos as nossas palavras chaves ou expressões e assim que clicamos em buscar este algorítimo examina informações armazenadas no banco de dados recuperando os links para páginas que atendem os termos da pesquisa executada.

Este processo de coleta dessas informações é realizado pelos crawlers, spiders ou robôs que consulta todas as URLs da web indexando este conteúdo em um enorme banco de dados. Hoje já passom de 100 milhões de sites e aumenta 1 milhão e meio de sites por mês.

Vou ficando por aqui, logo darei continuidade em um novo post com mais informações sobre Motores de Busca, Crawlers, Spiders, Robôs, irei abordar também algum conteúdo sobre o Algorítimo de Busca e dicas para fazer os motores de busca trabalhar para você e como manipular os motores de busca.

Até a próxima e um forte abraço a todos.

Anterior | Próximo

0 comentários:


share/bookmark