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Nuvenus Chovendus

terça-feira, 9 de junho de 2009

[Como Fazer um Plano de SEO]

Entendendo Por Que Você Precisa da SEO


Para você entender a razão para se usar a SEO, primeiro vamos definir o que é a SEO - Otimização de motores de busca.
A SEO é a ciência de se personalizar elementos do seu site para atingir a melhor posição possível nos rankings dos motores de busca. Realmente é só isso, mas por mais simples que isso possa parecer, não se engane. Tanto os elementos internos quanto os externos afetam no posicionamento do ranking de qualquer motor, de modo que devemos levar em consideração. Uma boa SEO pode ser bem difícil de atingirmos e uma ótima SEO então parece ser impossível, às vezes.
Mas por que é tão importante a otimização para buscadores? Pense desta forma: quando estamos no meio de uma multidão de alguns milhares de pessoas e alguém está lhe procurando, como está pessoa poderá lhe encontrar? Em uma multidão tão vasta assim você simplesmente desaparece.
Agora suponha que exista um um sistema que separe essas pessoas em grupo adicionando diferenciais até que tenha um grupo pequeno de pessoas suficiente para uma consulta de busca possa ser executada, e a pessoa possa ser encontrada facilmente.
O seu site é bem parecido com este exemplo acima no meio da "multidão de sites". Podemos dizer que seu site é quase invisível, mesmo para os motores de busca que enviam seus crawlers para varrer a web. para fazer com que seu site seja notado, mesmo pelos robôs, certos elementos precisam se destacar e é por isso que você precisa da otmização para os motores de busca.
Sabemos que mais cedo ou mais tarde seu site irá aparecer em algum motor de busca e entre os primeiros milhares de resultados, mas isso não é suficiente, pois estar na décima página de resultados é o mesmo que estar invisível. Para ser reparado, o seu site tem que estar em uma posição muito mais alta. O ideal é estar pelo menos entre as 3 primeiras páginas de resultados. É fato que os sites que estão nas primeiras páginas recebem o maior tráfego e este tráfego acaba se tornando receita, o que é o objetivo principal da otimização para buscadores.
Para conseguir posicionar o seu site em uma posição alta nos rankings dos buscadores, o seu site tem que ser mais do que reconhecível para os spiders, ele também precisa satisfazer um conjunto de critérios que não apenas façam o seu site ser catalogado, mas que seja catalogado acima da maioria dos sites da mesma categoria ou tópico.
Veja alguns critérios que os crawlers determinam a posição de seu site:
  • Texto âncora;
  • Popularidade do site;
  • Contexto dos links;
  • Links tópicos;
  • Tags de título;
  • Palavras-chave;
  • Linguagem do site;
  • Conteúdo;
  • Maturidade do site.
Estima-se que haja pelo menos algumas centenas de critérios que podem ser examinados, antes de seu site ser posicionado no ranking do motor de busca. Alguns dos itens listados tem também vários pontos de vista. Por exemplo ao considerarmos o contexto do link o crawler poderia levar em consideração a posição onde o link está localizado na sua página, qual texto está posicionado ao redor dele, para onde ele leva ou de onde ele vem.
Esses critérios diferem em importância. para alguns motores de busca os links são mais importantes do que a maturidade do seu site para outros, os links tem pouca importância. Adivinhar qual critério é o mais importante é um exercício fútil pois assim que você descobrir, esses critérios irão se modificar em menos ou maior escala.
Muitos deles têm alta probabilidade de impactar a colocação de nosso site nos motores de busca, mesmo quando não se faz nada para melhorar a colocação. Sem a nossa atenção, estamos simplesmente deixando o posicionamento do nosso site ao acaso. Isso é o mesmo que abrir um estabelecimento sem uma placa na porta, você terá algum movimento, mas pelo fato das pessos não saberem que você está lá, esse tráfego se dará nada mais do que curiosidade de alguns passantes.

Criando um plano de SEO


Antes de começar a otimizar nosso site para os motores de busca, precisamos ter um plano de otimização. Esse plano irá nos ajudar criar os objetivos de SEO para seguirmos em foco a medida que nosso projeto for se modificando e também os métodos de otimização dos motores de busca e pode acreditar que irão se modificar. Esse plano de SEO serve para vermos em qual área é preciso concentrar nossos esforços e as modificações virão com o tempo. No início, é preciso focar a concentração em dominar a SEO, mas depois que estiver em prática as estratégias de SEO, o foco das atividades irá mudar.
Lembrando que eu disse que o foco mudará e não terminará pois uma vez iniciada a SEO, se estiver planejando em continuar a utilizar as técnicas, você terá que MONITORAR e ATUALIZAR CONSTANTEMENTE as estratégias, o seu plano e as atividades de SEO. Em pensar que antigamente a única coisa que era preciso se preocupar era com as palavras-chaves ou links que seriam mais eficientes para conseguir uma posição alta nos rankings de busca relevantes. Hoje são poucos os motores de busca que focam em apenas um único aspecto daotimização. Os motores de busca estão naturalmente se modificando e amadurecendo à medida que as tecnologias e princípios se modifiquem também. Por isso devemos considerar o plano de SEO como um documento dinâmico em constante mutação e para atualizar esse documento também teremos que nos modificar e evoluir de acordo e nesse caso o plano de SEO é o que nos ajudará a manter o foco. Utilizando o plano de SEO você irá saber facilmente onde está ou para onde direcionar esforços.

Bom muito obrigado por ler até aqui e para o próximo post vou preparar a continuação do plano de SEO. Vou abordar "Como definir os Objetivos da SEO" criação do plano, estabelecendo prioridades das páginas.

Até mais e um forte abraço todos.

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